A IMPLOSÃO DA MENTIRA


Mentiram - me.
Mentiram - me ontem e hoje mentem novamente.
Mentem de corpo e alma completamente.
E mentem de maneira tão pungente que acho que mentem sinceramente.
Mentem sobretudo impunemente.
Não mentem tristes, alegremente mentem.
Mentem tão nacionalmente que acho que mentindo história a forão enganar a morte eternamente.

Mentem, mentem e calam mas nas frases falam e desfilam de tal modo nuas que mesmo o cego pode ver a verdade em trapos pelas ruas.
Sei que a verdade é difícil e para alguns é cara e escura, mas não se chega à verdade pela mentira nem à democracia pela ditadura.

Evidentemente crer que uma flor nasceu em Hiroshima e em Auschwitz havia um circo permanentemente.

Mentem, mentem caricaturalmente, mentem como a careca mente ao pente, mentem como a dentadura mente ao dente, mentem como a carroça à besta em frente, mentem como a doença ao doente, mentem como o espelho transparente, mentem deslavadamente como nenhuma lavadeira mente ao ver a nódoa sobre o rio, mentem com a cara limpa e na mão o sangue quente, mentem ardentemente como doente nos seus instantes de febre, mentem fabulosamente como o caçador que quer passar gato por lebre e nessa pilha de mentiras a caça é que caça o caçador e assim cada qual mente indubitavelmente.

Mentem partidariamente, mentem incrivelmente, mentem tropicalmente, mentem hereditariamente, mentem, mentem e de tanto mentir tão bravamente constróem um país de mentiras diariamente.

Affonso Romano de Sant'Anna
foto: Ricardo Funari

2 comentários:

  1. a verdade é commodity cara e escassa;por ela já não se procura mais ou tem-se anseios.mas alguns,os chamados heróis,tem uma vaga idéia que algo está errado,que falta liberdade.Dia desses,rompe-se um grito CHEGA! e, a liberdade,irmã e mãe da verdade,em gestaçaõ,nascerá.Mas não se engane:ela será renegada.Novamente.

    ResponderExcluir
  2. Será que o Affonso Romano de sant'Anna se inspirou na desonestidade intelectual de certo grupelho irmanado num partido político com pretensões ditatoriais?

    ResponderExcluir